É uma prótese total, do tipo dentadura, fixa por implantes. Com ela, você tem a liberdade e conforto de comer o que quiser sem a prótese se deslocar na boca.
Os implantes dentais são individualizados e para cada paciente existe uma indicação especifica , podendo ser realizado de duas principais maneiras :
1) Implantes com as prótese em Carga Imediata com a implantação dos pinos e das próteses num curto período de alguns dias (5 dias);
2) Implantes e próteses com Carga mediata quando as disposições únicas de determinada boca não são favoráveis e necessitam de um período para a calcificação completa (de 3 a 5 meses). Ambos os casos é possível determinar já antes da cirurgia através de exames e análise criteriosa do estado atual da boca e do paciente.
Com exames radiográficos e de laboratório, é possível determinar o tipo de implante necessário, dependendo da qualidade do osso receptor. O procedimento cirúrgico é rápido, e repleto de cuidados individualizados.
O tempo de tratamento cirúrgico pode variar, o ato cirúrgico é muito rápido pois as técnicas atuais facilitam a colocação de implantes em menos de uma hora, sem dor ou desconforto ao paciente . A quantidade do tempo e cuidados e fornecido antes do procedimento, é discutido com o paciente antes do processo cirúrgico no nosso passo a passo do tratamento.
Cada resultado é individual, pois a durabilidade está relacionada com os hábitos e cuidados de cada paciente. Os implantes tem a durabilidade para vida toda, quando cuidado de forma correta. Seguindo as recomendações, existe resultado de casos com 40 anos ainda em perfeito, mas cada caso é individual e precisa ter a manutenção necessária.
Quando realizado o planejamento individualizado, avaliamos o nível de sensibilidade de cada paciente e decidimos qual a melhor técnica e medicação para cada paciente. Normalmente, a dor é controlada em virtude dos anestésicos e medicamentos prescritos.
A resistência dos implantes é bem maior que as raízes naturais, pois são fabricados com titânio, um material extremamente resistente. As próteses tem a dureza dos esmaltes dentários, possuindo longa durabilidade e resistência ao mastigar.
Para ter contraindicação é necessário uma avaliação detalhada do paciente. Pode acontecer em casos individuais, nos quais, o paciente esteja realizando algum tratamento médico e tomando medicações especificas, como é o caso dos bifosfonatos (medicação que inibe a calcificação óssea, para tratamento de câncer e osteoporose avançada). Esses casos são tratados com acompanhamento direto com médico do paciente, analisando a situação sistêmica do paciente para de fato ser confirmada a contraindicação.