Especialidades

Ortodontia

O tratamento ortodôntico objetiva a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilo-mandibular, assim como o restabelecimento da harmonia oclusal.

Dúvidas

Os dentes podem sair da posição depois que o fixo é removido? Eu vou precisar de aparelho móvel?
No momento em que cliente e ortodontista concordam que o resultado final foi alcançado, o aparelho fixo é desativado por aproximadamente seis meses a fim de permitir a recomposição do osso em torno das raízes dos dentes. Após este período, ele é removido e substituído pela placa de contenção (na arcada superior), que deverá ser usada para dormir durante um ano. Mais do que “segurar” os dentes no lugar, a placa de contenção serve como um gabarito da sua arcada ao final do tratamento. Se algum tempo depois ela não se adapta normalmente a sua boca, é por que alguma coisa saiu do lugar. Nesta situação, o cliente vai entrar em contato com o ortodontista e marcar uma consulta o mais rápido possível para diagnosticar a causa do problema. Mas é importante frisar que a estabilidade do resultado é obtida com o aparelho fixo, a placa de contenção é um instrumento de controle do cliente. A contenção inferior é fixa e colada por trás dos caninos inferiores mantendo os dentes firmes na posição.

Por que algumas pessoas precisam extrair um ou mais dentes antes do tratamento ortodôntico?
As extrações são recomendadas quando não há osso suficiente para acomodar todos os dentes e principalmente naqueles em que há falta de espaço para a acomodação de todos os dentes no arco. O ortodontista vai decidir extrair ou não, dependendo do estudo do caso que é feito na documentação ortodôntica (radiografias, modelos, etc.). Extrair dentes é um ótimo recurso quando bem indicado, mas, se for mal planejado, pode comprometer o resultado. Por outro lado, não fazer as extrações quando é necessário também pode levar o tratamento ao fracasso. 0 resultado deve ser um perfil harmonioso, agradável, com lábios contactados, sem esforço muscular e perfeita harmonia dentária. Quando bem indicadas, as extrações não trazem prejuízo algum ao paciente.

Em média, quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?
Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.